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A balança da conformidade

  • Foto do escritor: InterNov
    InterNov
  • 5 de ago. de 2020
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de ago. de 2020


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Ter um Programa de Compliance tornou-se algo comum nas organizações que já adotam este instituto de boa prática de governança corporativa. No Brasil, após uma intensa movimentação das instituições públicas e legislativa no combate à corrupção nos últimos anos, sua importância e necessidade vem ganhando um protagonismo crescente tanto na Administração Pública quanto no setor privado. No entanto, será que gestores, empresários e interessados em implementar um Programa de Compliance têm conhecimento dos seus benefícios e desvantagens em não o ter? Falaremos, brevemente, sobre tais aspectos.


Quanto aos benefícios, podemos destacar:

  • mitigação de possíveis casos de corrupção na organização e promoção da conformidade em relação a ética e às normas que regem a atividade;

  • diminuição de desperdício de recursos da empresa, melhoria do ambiente interno com a cultura da integridade,

  • posiciona a empresa perante demais instituições que têm essa prática, trazendo credibilidade;

  • serve como atenuante das sanções previstas na legislação nacional; melhorar a gestão corporativa e desenvolvimento institucional.


No que tange as desvantagens em não se ter o Programa de Compliance, são elas:

  • perda da oportunidade de reduzir riscos que contrariam a lei, valores e objetivos da instituição;

  • danos à reputação e marca, afastando investidores, caso seja atestada a prática de condutas ilícitas;

  • não aptidão para participar de processos licitatórios de diversos estados que já exigem Programa de Compliance em compras de maior vulto;

  • na hipótese de responsabilização por atos lesivos praticados contra a Administração Pública nacional ou estrangeira, não fará jus à atenuante da sanção prevista em lei por não possuir este mecanismo de integridade.


Diante do exposto, caberá ao interessado colocar na balança as informações apresentadas e decidir se o investimento para estar em conformidade e realizar uma manutenção preventiva será algo essencial ou não para o crescimento e melhor gestão de sua organização.

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